h1

Acabaram as desculpas para não aprender idiomas!

25/04/2015

Impressionante este app que ensina línguas: o Duolingo mescla o ensino de idiomas à lógica de games! Super eficiente no ensino de idiomas, é divertido,  grátis e multi-plataforma, ou seja, além do site, pode ser usado no Android, iOS (Apple) e Windows Phone, bastando para isso fazer o download do app na Google PlayAppStore ou Windows Store.

Já estava encantada com o sistema, quando resolvi pesquisar mais antes de escrever este post. Aí foi demais: é o projeto mais sustentável do qual já tive conhecimento!!! O criador do projeto, Louis von Ahn é professor de Ciência da Computação da Universidade Carnegie Mellon, e é um gênio do bem! Seus projetos aproveitam a internet e os internautas para o bem da humanidade de uma maneira ultrasustentável!

A palestra dele de 2011 no TED vale cada um de seus 16 minutos e explica como o cara pensa o mundo e o conceito de seus projetos, é o máximo!

Sua primeira empresa, a reCAPTCHA, foi comprada pelo Google em 2009. Sua missão? Digitalizar o conhecimento humano (todos os livros).  É aquele sistema que pede para usuários digitarem palavras distorcidas ao se logar em alguns sites, para protege sites de robôs tentando acessar áreas restritas, mas seu propósito principal é ajudar na digitalização de todo o conhecimento humano, usando reCAPTCHA para que usuários confirmem as palavras que computadores não conseguem 😉

Em 2011 colocou no ar o Duolingo, cujo objetivo principal é criar um enorme banco de dados, de forma que seja possível traduzir todo o conteúdo da web para as mais diversas línguas. Por ter proporções gigantescas, esse banco está sendo feito por milhares de pessoas. Esses contribuidores não trabalham de graça, o pagamento é feito na forma de aprendizado. Ou seja, ao mesmo tempo em que traduzem, as pessoas vão aprender esse mesmo idioma. Não é demais?

Olha como eles se apresentam:

SOBRE

A partir do português como idioma principal, só há a possibilidade de aprender inglês e espanhol (por enquanto), mas para quem domina o inglês, há opção de aprender alemão, francês, italiano, sueco, turco, entre outras línguas! E não pára de aumentar, quanto mais pessoas participarem, mais idiomas, mais melhorias, enfim.

E se você for fera em alguma língua e quiser colaborar para aumentar o vocabulário do sistema, a qualidade das traduções, e obviamente as suas habilidades, pode fazer isso pelo site, pelos apps não dá.  Eles chamam de “imersão”, onde você colabora na tradução de textos.

Se ainda não experimentou, experimente, é imperdível!